sábado, 27 de janeiro de 2007

2 » O que se esconde num disco rígido

Estamos condicionados a olhar para os nossos discos rígidos, diskettes (para quem ainda as use), canetas e cartões de memória e ver nomes e descrições, números (tamanhos) e datas (de criação e modificação), ou a pré-visualizar o seu conteúdo. Na maior parte das vezes, estamos claramente a ver apenas árvores no meio da floresta - não temos uma visão clara da totalidade dos conteúdos com que estamos a lidar.

Em qualquer sistema operativo corrente, é fácil obter vastas listagens do conteúdo dos discos, completas com as respectivas dimensões. É menos fácil obter uma imagem clara de forma como os tamanhos das várias partes se relacionam com o todo. Felizmente que há quem pense nisso.

Dois produtos diferentes, duas abordagens distintas.

Software: SpaceMonger v1.4.0
Objectivo: Gerar uma representação visual da ocupação do espaço num disco. A dimensão dos volumes varia de acordo o espaço ocupado. A sua cor varia em função da profundidade na árvore de directorias.














O SpaceMonger a mapear o conteúdo de um disco rígido completo. A imagem foi editada - o programa mostra nomes de directorias e de ficheiros (caso caibam na área desenhada que lhes corresponde). Nos tempos que correm, nunca é demais zelar pela nossa privacidade, em todos os aspectos possíveis.

Software: SequoiaView v1.3
Objectivo: Essencialmente o mesmo que o programa anterior, embora com uma abordagem gráfica um pouco diferente, dando ao utilizador a possibilidade de seleccionar cores para identificar tipos diferentes de ficheiros.













O mesmo disco do exemplo anterior a ser representado pelo programa SequoiaView. A distribuição gráfica de volumes é diferente, com maior granularidade a ser apresentada automaticamente.

3 comentários:

Maria Romeiras disse...

Árvores na floresta... Hespanha dixit. Não percebi a provacidade. Controlas a informação e a sua situação visualmente, como é que isso pode contribuir para a segurança da mesma? E vai terceiro post a explicar esta. Tks.

jp disse...

Maria, o SpaceMonger mostra sempre nomes de directorias e de ficheiros nas representações visuais que gera. Obviamente se eu o executar, quererei ver essa informação (para identificar os grandes ocupantes de espaço). Aqui fiz uma limpeza desses nomes na imagem capturada apenas para preservar a minha privacidade perante o resto do mundo, dado que o disco a ser demonstrado é o meu.

Anónimo disse...

Bons programas. Tanto este com os indicados em tópicos anteriores.

Continua. ;)

Dr. Rui esteve aqui. LOL, joke.