O processo culminou na entrada em força de equipamento da empresa Digital Equipment Corporation (DEC ou simplesmente Digital) no panorama universitário português. No caso do IST foram adquiridos quatro computadores VAX: dois VAX 11/780 e dois VAX 11/750.
O Centro de Informática do IST (CIIST) foi institucionalizado na mesma altura, servindo como a entidade responsável pela gestão e manutenção deste equipamento.
Computadores com estas dimensões e capacidades eram colocados à disposição de comunidades mais alargadas de utilizadores: não apenas os que pertenciam à comunidade académica, mas também a outros, institucionais ou particulares.
Utilizar um computador destes custava dinheiro. Por vezes, muito dinheiro. A imagem seguinte mostra o esquema de tarifas praticado no CIIST, em 1984/85, no que diz respeito à utilização dos VAX 11/780. A terminologia e as unidades de medida deixam-nos vislumbrar um mundo de tecnologia que hoje é parcialmente arcaica.

(Detalhes deste processo no IST extraídos de Memórias das Tecnologias e dos Sistemas de Informação em Portugal, Mesa Redonda 4, A IBM e o cálculo científico em Portugal: IST e Outros)